A fim de aprofundar os conhecimentos sobre as atuais regras e técnicas de adestramento, seguindo as diretrizes da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), os membros da Equipe Lupe, Luciano e Maria Luiza, participaram do curso de juízes de adestramento, organizado pelas CBH e FPH, ministrado pelo Cel. Salim Nigri, acontecido em novembro de 2011, na Sociedade Hípica Paulista, na ocasião do Campeonato Brasileiro e Internacional de Adestramento 2011. Desta forma, a Equipe Lupe compartilha um pouco sobre o que aprendeu:
O curso foi muito proveitoso quanto a dúvidas esclarecidas sobre os novos ajustes no regulamento de adestramento da CBH. As últimas atualizações de definições de movimentos no regulamento visaram o esclarecimento, o mais detalhado e claro possível, para que os juízes possam julgar da mesma forma, pois é importante a formação dos juízes de forma menos subjetiva possível. Para diminuir a subjetividade, é necessário que haja um limite pré-definido, pois o mau julgamento desestimula os cavaleiros, traz desavenças e não traz estabilidade para o esporte. Problemas de julgamento são muito sensíveis e precisam ser o mais justo e imparcial possível. Para conferir as atualizações das definições de movimentos e figuras, sugerimos que consultem o Regulamento da CBH de Adestramento (as atualizações feitas em 2011 no regulamento de 2009 estão em vermelho).
Muito interessante também compartilhar com todos sobre a Escala de Treinamento de cavalos, a qual tem muita praticidade e aplicabilidade, tanto para cavalos de adestramento quanto para cavalos de salto.
As funções dos juízes nas provas de adestramento são atribuir graus, classificar os competidores; verificar, influenciar e assegurar o correto treinamento e apresentação do adestramento do cavalo, dentro das regras e prescrições da FEI e da CBH, em cumprimento à Escala de Treinamento.
Entender e respeitar as fases de treinamento facilita a compreensão das notas na avaliação dos conjuntos, pois assim, é possível identificar os elementos que precisam ser mais trabalhados para atingir melhor desempenho na execução das provas. Além disso, facilita classificar o nível correto de treinamento de seus cavalos para executar a reprise com qualidade. O atual regulamento de adestramento permite agora que conjuntos que não consigam boas notas em certo nível de prova, voltem para o nível de reprise mais baixo, objetivando motivar a continuidade do treinamento dos cavalos.
Vídeos interessantes sobre adestramento:
Vídeos interessantes sobre adestramento:
Sylvia Loch - On the bit dressageKlaus Balkenhol - from foal to Grand Prix horse. Part 1 ... - YouTube | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário