segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A diferença entre a equitação e os outros esportes

A equitação se diferencia dos outros esportes, por que, para praticá-la, dependemos da aprendizagem de como lidar com um outro ser vivo, que não é uma máquina ou um outro equipamento qualquer.

A equitação é um esporte que estimula o comportamento disciplinar uma vez que é uma prática esportiva em que o cavaleiro faz o papel de professor no treinamento de seu cavalo, portanto há uma série de exigências para que o cavaleiro possa exercer este papel.

A primeira exigência é o estabelecimento de uma rotina, pois o cavalo é um animal sistemático e tem hábitos rotineiros e somente por meio da rotina de trabalho é que o cavaleiro consegue conquistar a confiança do animal e desenvolver  a confiança mútua nesta parceria; a segunda exigência é o desenvolvimento do um controle emocional estar sempre pronto para tranquilizar seu animal, pois o cavalo é uma presa na natureza e portanto, por instinto, ele tem medo de ser atacado por algum predador; a terceira exigência é a assiduidade e a responsabilidade diante de práticas de cuidados com a saúde e alimentação de seu parceiro, de trabalho para o bom condicionamento físico de ambos, pois só com essas práticas é possível obter resultados positivos e atingir metas e objetivos neste esporte. Tanto cavalo quanto cavaleiro são atletas neste esporte, e um depende do outro, portanto, os dois precisam estar bem fisicamente e mentalmente para seguirem o caminho para aatingir o mais alto grau de perfeição conjunta.

Como diz o grande cavaleiro internacional Frank Madden: “ Não é necessário que o cavaleiro seja perfeito, mas o importante é ele ter confiança e sempre tentar.”

Quer o cavalo sirva como um companheiro para as horas de lazer ou como um grande aliado nas competições, ele merece todo o cuidado e atenção, proporcionais ao prazer e à performance  que ele proporciona.

Os aspectos psicológicos da relação entre cavalo e cavaleiro, e o cuidado, confiança e respeito que um tem que ter com o outro, são as grandes diferenças entre este esporte e outros. E esta relação de verdadeira amizade entre dois seres vivos tão diferentes é que torna os praticantes de equitação apaixonados por seu esporte e por seus cavalos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário