terça-feira, 1 de março de 2011

Equitação - Praticar ou não?

Todo ser humano deve ter atividade física, que deve ser iniciada desde o nascimento e vai até o último dia de vida. A decisão de praticar esse ou outro esporte deve partir de um consenso entre a criança e os pais além da avaliação de um médico.

O que é equitação
A equitação é a arte de adestrar cavalos, obtendo de cada animal o máximo de rendimento possível em suas diversas modalidades. A equitação tem evoluído constantemente e as técnicas e processos de ensino vem se aperfeiçoando à cada dia.
Uma criança de seis anos que pratique futebol de salão terá mais probabilidade em atrofiar sua musculatura, ter problemas ortopédicos e um desgaste articular mais grave do que se praticasse equitação. Por outro lado, praticando o futebol de salão, a criança terá um ganho cardiocirculatório. Já o hipismo por exemplo, desenvolve o sistema psicomotor; ajudando principalmente o equilíbrio. Partindo dessa idéia e analisando todos os ganhos que o hipismo proporciona, pode-se dizer que a equitação é um bom esporte para criança, desde que este esporte seja praticado adequadamente.

         Qual a providência adequada para a prática da equitação?
         Em primeiro lugar, consulte um médico de sua confiança, peça a ele que realize os exames necessários para detectar possíveis problemas físicos que impediriam a criança de praticar equitação e outro esporte.
         Se o resultado for satisfatório, leve a criança para assistir uma aula de equitação. Preste atenção em suas reações: animação, entusiasmo, desinteresse. Converse com jovens atletas. Lembre-se: é a criança que deve optar pela prática esportiva e não os pais, tias ou avós.
         Depois de escolhida e iniciada a prática esportiva, evite pressionar o jovem atleta em relação ao seu desempenho. Isto pode ser encarado, como uma desmotivação.

Qual a idade ideal para iniciar o treinamento clássico?
Após os seis anos, quando a criança já desenvolveu seu aparelho psicomotor e pode então fazer tudo que um adulto faz. É a partir dessa idade que a prática “real" do hipismo inicia.

Existe algum problema em iniciar criança como menos de seis anos no hipismo clássico?
Para uma criança com menos de seis anos iniciar-se no hipismo, se faz necessário uma avaliação médica. Caso não seja comprovado nenhum problema, o aluno pode ter aulas de equitação. No entanto, ensinar criança com menos de seis anos é muito mais difícil. Isso acontece porque elas ainda não conseguem uma boa concentração e necessitam de um acompanhamento maior.
As aulas são diferentes das demais. Na verdade, as sessões de equitação para criança com menos de seis anos não são aulas propriamente ditas. Essas aulas são, na realidade, uma apresentação ao esporte e a tudo que ele envolve (cavalo, equipamento, exercício de equilíbrio), as crianças não aprendem a saltar, no entanto chegam a pular obstáculos baixos. São levados a ter contato com o cavalo, aprendendo como tratá-lo e tendo, pouco a pouco ensinamento de como agir com a rédea e com o próprio cavalo. Os instrutores ficam a todo instante próximo às crianças, evitando que haja problema mais sério. Nessa idade, o aluno não tem força e coordenação suficiente para direcionar o cavalo.
Uma das questões mais preocupantes da iniciação precoce da criança em esporte, independente da modalidade, é a cobrança por parte dos pais e dos instrutores. Crianças que gostariam de jogar futebol, vôlei, basquete, ou praticar natação por puro lazer, se vêem obrigados a participar de competições, eventos e saírem vitoriosos. Isso pode acabar por destruir a motivação de um futuro campeão, além de arruinar a realização pessoal.
É necessário ter instrutores especializados para a iniciação precoce de crianças na equitação. No Brasil o maior problema é que qualquer um pode treinar ou ensinar. Não é porque monta bem que, necessariamente, essa pessoa irá ensinar bem. Há o fator da didática de ensino que é primordial para esta atividade.
Outro ponto de fundamental importância é o cavalo, pela estatura da criança, não se deve usar um cavalo grande. Um animal muito alto pode deixar a criança com medo, prejudicando o seu desempenho, ou pode até mesmo causar problemas ortopédicos. O animal deve ser manso, pois estará em contato com crianças que normalmente são muito agitadas.

A partir de qual idade a criança pode começar a competir?
Teoricamente, uma criança começa a competir no hipismo clássico a partir dos oito anos.
Pelas regras e regulamento da C.B.H. (Confederação Brasileiras de Hipismo), uma criança começa a competir em provas da federação a partir dos oito anos de idade, quando participa da categoria mini-mirim. Esta categoria vai dos 08 aos 12 anos de idade. Na idade de 12 aos 14 anos, ela pode competir na categoria infantil ou mirim, dependendo do seu nível técnico. Em seguida temos a categoria juvenil e júnior, que vais de 14 anos a 18 anos de idade.
Fora da federação, temos os clubes que realizam provas livres. Também existem as provas internas das escolas de equitação, que vão de 40 centímetro até 1 metro de altura. Nestas provas de escola o aluno participa da série que o instrutor julgar compatível ao seu nível técnico.
Hoje, os jovens atletas estão recebendo atenção especial, isso é comprovado, por exemplo com a realização de campeonatos Pan-americanos. Estas provas foram criadas para ser a maior disputa da América do Sul, Central e do Norte entre jovens cavaleiros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário