segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Porque cavalos de salto devem praticar o adestramento?

Você já deve ter notado que alguns cavalos são mais agradáveis e mais confortáveis de se montar do que outros. Isto geralmente ocorre porque eles foram melhor treinados e por isso, possuem um passo, trote e galope que deixam você se sentir confortável e contente.

Você pode até dizer “mas eu gosto mesmo é de saltar!”. Isto é ótimo, pois você compreende melhor ainda o quanto é importante o equilíbrio e a obediência em um percurso de salto.
Imagine que uma pista de saltos é uma reprise interrompida por obstáculos. Em uma pista de 2 minutos, por exemplo, você gasta sete a nove segundos no ar saltando, o resto do tempo é gasto indo ou saindo do obstáculo. Se você chegar no obstáculo bem e deixá-lo bem, você terá grandes chances de obter sucesso no salto.

Adestramento, portanto, significa treinar seu cavalo a fim de torná-lo obediente e equilibrado. O cavalo treinado fará tudo o que você pedir a ele, com alegria e satisfação, se ele entender o que você quer que ele faça, sem que seja puxado na boca, apressando-o ou irritando-o.

No adestramento, não é só a obediência que conta, mas também o modo como o cavalo se movimenta também. O treinamento, através do adestramento, com certeza melhorará o seu passo, trote e galope, e ele desenvolverá uma boa musculatura e se tornará mais bonito.

Um cavalo devidamente treinado desenvolverá um pescoço bonito e arqueado, costas fortes e músculos que sustentem a sela no lugar certo, sem que ela escorregue para frente. A sua garupa será redonda e seus jarretes e boletos fortes. É até possível que cavalos aparentemente feios se tornem bonitos.

A melhor razão para você melhorar o treinamento de seu cavalo através do adestramento é que você mesmo sentirá muito mais prazer na sua equitação diária e nesta nova sensação de compreensão entre você e seu cavalo.

Certamente, você poderá melhorar o treinamento de seu cavalo sem participar de provas de adestramento e ter alegria em sua equitação, mas a opinião de um juiz de adestramento é especialmente de grande valia, pois é muito útil e até divertido escutar de alguém mais experiente o que ele observa sobre o progresso de seu treinamento.

Fonte: HENRIQUES, Pegotty. Dressage for the Young Rider. Buckingham: The Kenilworth Press, 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário