Segurança é um assunto que deve ser tratado com seriedade e responsabilidade pelos praticantes do hipismo, pelos que tratam dos cavalos ou simplesmente pelas pessoas que gostam de montar por lazer.
É preciso que todos que se relacionam com os animais sejam conscientes da necessidade de observar as regras básicas de segurança. O uso de um capacete de qualidade comprovada é um fator que todo cavaleiro deve levar em consideração. É importante que todo cavaleiro, independente de seu nível técnico, utilize o capacete em seus treinamentos, sendo que nas competições, o seu uso já é obrigatório.
Cuidados necessários
O cavalo é um animal muito sensível e por mais manso que possa parecer, é preciso tomar alguns cuidados no seu trato. Ao se aproximar do animal deve-se evitar movimentos bruscos que o assuste. Por trás, cuidar para manter uma distância segura (cerca de dois metros) para evitar um eventual coice, ou passar rente à garupa do animal, tocando-o suavemente e com cuidado.
Não se deve solicitar muito do cavalo quando ele acaba de sair da cocheira para que ele não se assuste e venha a causar um acidente. Os cavaleiros e tratadores, principalmente os mais novos e menos experientes, às vezes sofrem acidentes por não observarem essas mínimas regras de segurança.
Segurança dos cavalos
A primeira providência que se deve tomar com relação à segurança dos cavalos, é quanto às condições das baías e cocheiras. A higiene das instalações é fator indispensável para a boa saúde dos animais.
O cocho onde é colocado a ração deve ser limpo e verificado diariamente, corrigindo eventuais danos na sua estrutura que possam causar fermento no cavalo. A cocheira e suas imediações devem estar sempre livres de pregos e parafusos, vidros, latas com bordas cortantes, enfim, todo o material contundente.
Trato
A vitória nas pistas se inicia ainda na cocheira. É lá que o aspecto físico do animal pode ser observado com mais cuidado e que eventuais problemas simples de saúde são resolvidos e prevenidos. O cavalo bem tratado na cocheira tem um desempenho melhor nas pistas. Por este fator de desempenho no esporte, há de se levar em consideração o tempo que os cavalos permanecem encilhados e sem alimentação e bebida durante os eventos de provas.
Higiene do animal
Antes de entrar na baia, o tratador se faz reconhecer através da voz e de afagos. Observa o humor e se mantém atento aos movimentos do cavalo por questão de segurança própria.
Começando a higiene do cavalo pela crina, inicia-se a escovação com movimentos de baixo para cima, de forma a se retirar toda a sujeira impregnada no pelo e no rabo. Para a limpeza da testa e crina, é utilizada uma escova mais macia. Depois de rasqueado, o animal é escovado e massageado com uma luva especial de borracha que lhe dá uma sensação de bem estar. Rasquear significa raspar os pelos com um equipamento específico chamado rasquiadeira, com o objetivo de tirar o pó e eliminar os pelos mortos. Com uma esponja macia umedecida, são limpas as orelhas e narinas.
A limpeza e conservação dos cascos é um dos principais cuidados que se deve ter na higiene do animal. Com o ferro de ranilha limpa-se os cascos do cavalo e aplica-se uma graxa para fortalecer e proteger o casco.
Antes de montar
Antes ou durante o encilhamento do cavalo, é importante o cavaleiro verificar o estado geral do material, que vai ser utilizado. A cabeçada, o lóro, a barrigueira e estribos precisam estar em boas condições de uso. Caso alguns desses componentes apresentem desgaste acentuado, é melhor substituir ou fazer um concerto provisório, mas seguro, até que se possa trocar a peça defeituosa.
Armaçôes de percursos de salto
Os profissionais de hipismo devem priorizar a segurança ao montar obstáculos em pista para exercícios de ginástica e percursos de salto no hipismo. É necessário considerar sempre os níveis de conhecimento técnico e de preparo físico do cavaleiro e do cavalo. Sem este respeito pelas limitações do conjunto, não há nível de segurança adequado para a prática do hipismo de salto.
É com base na segurança que se adquire sucesso ao formar cavaleiros e cavalos atletas confiantes e motivados à aprender cada mais sobre a arte de encarar os desafios do esporte equestre.