Nosso amigo Fernando Gondim Peixoto nos recomenda a leitura sobre o aprendizado do hipismo em um artigo escrito por Ivan Camargo. O autor é cavaleiro, instrutor, comentarista da ESPN Brasil e atualmente é radicado em Portugal.
Vejam alguns trechos do artigo citados abaixo:
- [...] Praticar hipismo não é simplesmente sentar-se sob o dorso de um cavalo e colocá-lo frente ao obstáculo para que salte. Há um conjunto de conhecimentos básicos imprescindíveis, sem os quais o cavaleiro não poderá sequer iniciar a prática de hipismo... Estes conhecimentos têm sido negligenciados pela grande maioria dos instrutores que se dedicam à formação de jovens cavaleiros, na maioria das vezes por não saberem, por nunca terem sido adequadamente treinados para esta função, outras, sucumbem a pressão dos pais dos cavaleiros e atropelam o processo de aprendizado, pois muitos pais querem ver seus filhos competindo e ganhando, mas não permitem que o instrutor realize o processo no tempo certo.
- [...] O cavalo aprende a “ouvir” nossos movimentos, interpretá-los e acatá-los. Portanto, temos que saber o que e o porque estamos fazendo e como queremos que o cavalo execute. [...] Sentar-se na sela com equilíbrio, atrapalhar o menos possível a naturalidade de movimentos do animal, entender o mecanismo do salto do cavalo e até seu campo de visão, são alguns dos aprendizados básicos que o praticante de salto deve saber.
- [...] É preciso criar a consciência de que aprender, com método, com pessoas capazes, minimizando riscos de acidentes é a única maneira de se chegar ao hipismo. (CAMARGO, 2010, p. 26-27).
Fonte: CAMARGO, Ivan. Aprenda primeiro, salte depois! Horse World Brasil, a. 1, p. 26-27, out. 2010. Disponível em: <http://www.horseworldbrasil.com.br/hwbout2010/Default.html>.
Assim como Fernando, também recomendamos a leitura do artigo completo na fonte referenciada acima. "Sabe quantos talentos perdemos por falta de atenção?"
Nenhum comentário:
Postar um comentário